quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cinquenta tons de cinza (Erika Leonard James)




Sinopse: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja – mas em seu próprios termos

Resumo do Livro:
 
Cinquenta tons de cinza não se assemelha ao livro da rameira que relatou orgias sexuais usando palavrões de porta de banheiro. Em O doce veneno do escorpião, a autora simplesmente narra suas ousadas peripécias no universo da prostituição. No caso da britânica, apesar da forte carga erótica, existe um enredo que vai além das quatro paredes.

Na história, o casal protagonista vive um tórrido romance e as cenas dos encontros na horizontal são descritas com riqueza de detalhes. Mas o jogo que move os dois é, no mínimo, perturbador: existe um contrato entre eles, o qual determina que Anastasia seja submissa na cama a Christian Grey, um jovem milionário. O sadomasoquismo é explorado pela autora e vem daí o motivo para tanta curiosidade entre os leitores – principalmente entre leitoras.

Muitos homens estão torcendo o nariz para o livro justamente porque ele incita a fantasia entre a classe feminina. É como se tudo aquilo que desejam fazer com mulheres fora do convívio doméstico não pudesse ser cogitado por suas esposas e/ou namoradas. Infelizmente, ainda hoje existem os que reproduzem o comportamento dos personagens da novela Gabriela: são os homens que têm um desempenho morno dentro de casa, apenas cumprindo um ritual, mas buscam em outros braços – e pernas – a realização das suas fantasias.

Excluindo os casos de encontros carnais esporádicos, desses que acontecem depois de uma noite embalada a álcool, os relacionamentos estáveis entre um homem e uma mulher, mesmo depois de muitos anos de convivência, podem ter uma vida sexual interessante. A cama não chega a ser um octógono, onde exista uma espécie de “vale tudo”, mas novas experiências, desde com consentimento mútuo, são bem-vindas.

Isso não quer dizer necessariamente que, a exemplo do livro, chicotes e algemas sejam acessórios indispensáveis. Entretanto, buscar novidades é uma atitude saudável para o casal e não deve ser motivo de escândalo. O mais importante é que haja não apenas uma química entre os corpos, mas uma sintonia entre as almas.

No livro, a submissão sexual feminina é discutida e esse é um ponto interessante. Uma mulher pode ser chamada de independente não apenas quando tiver uma vida profissional satisfatória e um bom salário. Uma mulher será independente quando não se submeter às vontades do seu companheiro na cama apenas por medo de perdê-lo. Uma mulher será independente quando não se sentir constrangida em dizer para o marido ou para o namorado que tem suas fantasias e que deseja realizá-las com ele.
Cinquenta tons de cinza mexe com o imaginário feminino. Atire a primeira lingerie a mulher que ler um trecho e não se imaginar vivendo aquilo tudo.

Mas isso não é motivo para queixos caídos, tampouco para frases como “o mundo está perdido”. Sexo, se tratado como consequência de uma história, é algo maravilhoso. O problema é quando se torna a causa de uma relação, quando é banalizado e vulgarizado. Deprimente é ver que há quem venda o corpo para ganhar o pão.

Muitas mulheres da minha geração leram romances eróticos na adolescência e ninguém se escandalizava com isso. Sabrina, Bianca e Júlia eram coleções de banca de revista que faziam a festa da nossa imaginação. A diferença é que, naquela época, não podíamos concretizar nossas fantasias.
Se a ficção contribuir para tornar a vida a dois mais interessante, em tons de cinza ou em qualquer outra cor, melhor para todos nós.

Título Nacional: Cinquenta Tons de Cinza
Autora: Erika Leonard James
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 480 páginas
Editora: Intrínseca
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva

Título Original: Fifty Shades of Grey
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 356 páginas
Editora: The Writer’s Coffee Shop Publishing House


Compre pela estante Online

Um comentário:

  1. QUEM DESCREVE É O PERSONAGEM
    PARA PUBLICAR UM LIVRO NO BRASIL, PRECISA DE MUITA SORTE OU UNS R$ 20000 PARA BANCAR A IMPRESSÃO E DIVULGAÇÃO
    LÁ SAI MAS BARATO, MAS MESMO ASSIM JAMES TINHA MUITA BALA E CARTUCHO PARA JOGAR O ERÓTICO NA PRAÇA

    ResponderExcluir

Se você já leu, ou pretende ler este livro, e tiver alguma dúvida...é só perguntar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...