domingo, 15 de abril de 2012

Debate de um filosofo ateu com 3 cristãos de diferentes pensamentos (parte 1)


Por: Marcio Alves
O filosofo ateu pergunta: - Porque afinal de contas vocês acreditam na existência de Deus?
O primeiro cristão que é fundamentalista responde: - Porque a bíblia diz que Deus existe, e como ela é a verdade absoluta, logo é verdade a existência de Deus. A bíblia para mim – continuou ele a dizer – e tudo....minha base, meu fundamento, meu chão, sem ela não existiria fé cristã.

O segundo cristão que é neopentecostal respondeu, dizendo: - Na verdade eu discordo do meu “irmão” fundamentalista, porque para mim o que conta mesmo como prova da existência de Deus é que ele me abençoou dando-me muitos bens materiais, além de curas, livramentos e proteção! O que adiantaria estar escrito, se não acontecesse na vida os milagres e curas descrito na bíblia? Se Deus fez milagres no passado, abençoando o seu povo, eu também quero e não aceito qualquer crença se esta não se cumprir em minha vida!

O terceiro cristão que é liberal, e, portanto, diferente dos outros dois, disse: - Meus irmãos, nem a bíblia e nem os bens materiais prova alguma coisa....eu não acredito porque a bíblia diz, até porque ela é uma escrita do homem para Deus, e não o contrário, sendo o homem imperfeito, ela também o é. Também não acredito que Deus seja “cristão”. Creio que Jesus é o maior símbolo do criador – daí eu ser “cristão”, porém universalista – que ama e abençoa a todos com seu sol e chuva, não interferindo diretamente em nossas vidas, pois nos deu liberdade. Não fazendo qualquer distinção por causa da crença. Eu acredito na existência de Deus, porque não consigo imaginar a existência do mundo sem um criador.

O filosofo ateu então passa a questionar as respostas dos 3 cristãos. Primeiro, ele questiona o fundamentalista: - Existem outros tantos livros igualmente religiosos e antigos como a bíblia, onde todos eles também re-vindicam a mesma autoridade e inspiração de Deus, porque eu deveria acreditar que logo o seu, que foi escrito por homens também, é verdadeiro e todos os outros são falsos e mentirosos?

Depois, o filosofo ateu questiona a resposta do neopentecostal, dizendo: - Como pode Deus dar carro, casa e te encher de bens e não fazer nada pelo resto do mundo? Quantos bilhões de seres humanos vivem na mais desprezível miséria. Quantas crianças morrem todos os dias sem ter o que comer. Como você pode ainda dizer que Deus esta olhando para você enquanto ele fecha os olhos para o restante da humanidade?

E por fim, ele questiona o liberal: - Se o universo precisa de um criador, o criador não precisaria também de um outro criador e assim, ad infinitum? Dizer que todo o universo veio de Deus é responder um mistério com outro mistério maior ainda.

Então os 3 cristãos responderam juntos em uma só voz: - Nós cremos porque cremos! Não há evidencias para nossa fé, apenas acreditamos porque queremos acreditar!

Ao que o filosofo ateu respondeu: - Vossas fé estão embasadas no desejo de se crer e não na realidade concreta da vida, com provas incontestáveis da existência! Até porque, dizer “eu creio porque creio” é dizer em outras palavras que aquele algo não existe, que é fruto da imaginação e desejo, pois se assim não fosse, não precisaria da fé, mas apenas seria uma constatação da própria existência, daí precisar da fé para que aquela crença permaneça e seja verdadeira!

Então todos eles foram para suas casas refletindo sobre o debate com o filosofo ateu, prometendo que na próxima semana eles estariam todos de volta para continuar o debate.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...