domingo, 22 de setembro de 2013

A Garota que eu quero - Markus Zusak

Resumo do Livro:


Olá! Hoje trago para vocês o último livro da trilogia maravilhosa de Markus Zusak, chamada Irmãos Wolfe. Zusak é australiano e vive em Sydney, com a mulher e a filha. Famoso por seu livro A Menina que Roubava livros, figurou por mais de um ano na lista de mais vendidos no Brasil. Esta é uma publicação da Editora Intrínseca, mas os livros anteriores foram lançados por outra editora e você pode ver as resenhas neste Blog.

O livro chama-se A Garota que eu Quero e novamente temos as intrépidas aventuras vividas pelos irmãos Wolfe. Só que o diferencial desta trilogia é que a narrativa e o foco é sempre Cameron. É ele o centro das nossas percepções e das nossas emoções, pois nos envolve com seus dilemas e problemas naturais de um menino suburbano e sem perspectiva de melhoria de vida.
A partir daqui você poderá ter spoilers dos livros anteriores.

Os irmãos passaram por tempos turbulentos, que vão desde o envolvimento com jogos de azar, as lutas nas casas clandestinas até a doença que impossibilitou o pai de trabalhar, deixando o clima horroroso dentro de casa. Então agora as coisas melhoraram um pouco, não que estejam ricos, mas se o pai pode trabalhar, as coisas vão de vento em popa. A irmã deixou de lado as noitadas e resolveu enfiar a cara no trabalho e Rube não para de desfilar cada dia com uma garota diferente.

Cameron segue com sua sina de menino quieto e aparentemente frágil, mas agora ele está mais centrado e sente que alguma coisa vai mudar, ele só não sabe o quê. É claro que os sentimentos normais da puberdade estão no limite máximo e, mais da metade de seus pensamentos são mulheres. E ele não perdeu ainda o hábito de vigiar a casa de uma menina que nunca o viu e esse isolamento e essa solidão estão deixando seu irmão Rube e sua atual namorada, Octavia, preocupados.

“Eu queria apenas ser tocado por uma garota, um dia. Queria que ela não me olhasse como se eu fosse um perdedor imundo, rasgado, meio risonho e meio carrancudo que tentava impressioná-la.”

Bom, o que posso acrescentar é que Rube continua galanteador, inquieto, desfilando na cara de Cam várias e várias namoradas, mas uma chama a atenção, por não ser tão “vadia” quanto as outras. Acontece que Rube não segura muito tempo o relacionamento com Octávia, e algo dentro de Cam diz que ele não ficará feliz em deixar de vê-la e, por incrível que pareça, ela também não quer deixar de ver o irmão introspectivo, mas de bom coração.

Fiquei muito feliz com o desfecho. O tom do livro segue o padrão muito bom dos anteriores e o crescimento e a maturidade de Cam ficam bem evidentes. É muito bonito de ver, ao longo da história, o quanto ele cresceu e deixou de lado o medo de não ser nada nem ninguém, e assumiu seus sentimentos, colocando-os para fora por meio da escrita.

O autor presenteou-nos com um final surpreendente, lindo, nem preciso falar que a edição da Intrínseca está maravilhosa. Mesmo seguindo o molde dos livros anteriores, a editora deu um toque especial, deixando as páginas mais bonitas e a revisão impecável. E também a narrativa do autor é um dos grandes diferenciais dessa série.

Super-recomendo a leitura de A Garota que Eu Quero, é um livro que pode ser lido isolado, mas se fosse você, não perderia por nada essa trilogia inspiradora e digna de sentimentos nobres e muito reais.

O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón

Resumo do Livro:



David Martím, trabalha em um jornal, como revisor e redige os textos dos seus colegas de redação. Ele tem 17 anos e é o caçula entre eles. Até que um dia a pedido da estrela do jornal, Pedro Vidal, seu chefe resolve dar-lhe uma chance e ele escreve seu primeiro texto. Sua história faz um enorme sucesso e passa a ser uma coluna semanal intitulada de "Os mistérios de Barcelona". A heroína de suas histórias é Chloé Permanyer, uma vampira, uma femme fatale, que extermina a escória do mundo. Seu sucesso faz com que seus companheiros de trabalho comecem a lhe desejar o mal.

E quando ele recebe um convite dentro de um envelope lacrado com uma imagem de um anjo, ele pensa tratar-se de alguma brincadeira de mal gosto de seus colegas. Dentro do envelope tem um bilhete de alguém que diz ser seu fã e diz a ele para ir a um endereço, que ele terá uma surpresa. O endereço em questão é de um bordel de luxo. Quando ele chega, qual não é a sua surpresa, pois no quarto em que ele é levado, se encontra a sua heroína, Chloé. Dizem que a gente não sabe o que é ter sede até beber pela primeira vez. É isso que Martím está sentindo, por isso ele volta ao bordel, mas ao chegar lá, ele só encontra uma casa velha e queimada. E ao pesquisar sobre ela no jornal ele descobre que a casa nunca mais foi aberta, desde que a 15 anos houve um incêndio no local.

Um ano depois, ele é despedido do jornal e após um tempo desempregado ele começa a escrever um folhetim intitulado "A cidade dos malditos". Ele ganha mal e trabalha o tempo todo e isso começa a acabar com sua saúde. Quando sai o primeiro volume, ele recebe um envelope idêntico ao que continha o convite de alguns anos atras e dentro tem um exemplar do livro "Grandes Esperanças", o mesmo que pertenceu a ele quando ele era criança, e que lhe foi dado pelo sr. Sempere. Ele sabe que é o mesmo, pois o livro ainda tem as manchas de sangue de quando ele segurou-o logo após apanhar de seu pai. Seu pai morreu assassinado na porta do jornal em que trabalhava e foi assim que ele passou a trabalhar lá também.

Agora com 28 anos, ele continua escrevendo o folhetim e ainda não tem tempo para nada, mas isso não impede que ele se comprometa com Cristina, empregada de Vidal.. Ela diz a Martím que o livro de Vidal vai de mal a pior e pede que ele reescreva o livro, como se fosse Vidal que estivesse escrevendo. Ele aceita, pois assim vai passar mais tempo com Cristina. Logo em seguida, ele sofre um acidente e quando acorda ele acaba conhecendo o autor dos bilhetes e presentes. Ele faz uma proposta a Martím. Que trabalhe para ele durante um ano e lhe escreva um livro, o que Martím não aceita. Mas logo depois ele descobre que vai morrer, o médico diz que ele tem no máximo mais um ano de vida. Ele decide escrever um livro para que fique alguma coisa sua depois que ele morrer e escreve os dois livros ao mesmo tempo, o dele e o de Vidal.

Mas quando os livro são lançados, o de Vidal faz um enorme sucesso, mas o de Martím as criticas dizem ser uma forma de copia de Vidal e não vende quase nada. E o pior ainda estava por vir. Vidal lhe confessa duas coisas. A primeira é que as balas que mataram seu pai, era para ele e a segunda é que ele vai se casar com Cristina. O mundo de Martím parece desabar. Será que ele vai ter forças para continuar? E será que ele vai aceitar a proposta desse homem misterioso, que promete lhe dar em troca do livro, além de muito dinheiro, seus desejos mais escondidos.

Em O Jogo do Anjo, voltamos a dois cenários conhecidos em A sombra do vento. O cemitérios dos livros esquecidos e a livraria dos Sempere. A história contada nesse livro, se passa antes da história de A sombra do vento. Elas são ligadas, então é interessante ler nessa ordem. O que posso dizer do livro? Quem já leu alguma coisa do Zafón, sabe o estilo do autor, mas quem ainda não leu, não vai entender a grandeza de suas histórias. Só posso dizer que até agora eu ainda não sei se o que eu li era real ou não. O autor faz uma mistura do real e do sobrenatural, que é impossível não ficar nessa duvida. Ao mesmo tempo que eu tinha certeza que tudo o que estava acontecendo era na cabeça do personagem, o autor colocava algum fato que me fazia duvidar disso. Se você gosta de mistério e aventuras com um toque macabro, leia esse livro.

Marina - Carlos ruiz Zafón



Resumo do Livro: 

Hoje trago para vocês Marina, de Carlos Ruiz Zafón, espanhol de Barcelona, conhecido pelo livro A Sombra do Vento (e o Jogo do Anjo), ao qual empresta sua cidade natal como cenário. Zafón vive desde 1993 em Los Angeles onde trabalha como roteirista. Nos anos de 1990 escreveu uma trilogia infanto-juvenil, mas foi com A Sombra do Vento, que vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo todo, que Zafón ganhou sua merecida fama. Este brilhante autor chega aos brasileiros através da Editora Suma das Letras.

Marina é uma história contada por Óscar, um jovem rapaz que vive em um orfanato. Ele não é órfão, é apenas um menino cuja família não o quer por perto. Um dia, passeando pelas ruas de Barcelona, como sempre faz quando foge para curtir um pouco de liberdade, ele vê Marina. Instantaneamente vê-se encantado por aquela jovem tão segura de si e ao mesmo tempo tão enigmática. Ele se falam e instaura-se, mesmo com certa relutância, um intrincado relacionamento que começa com desconfiança e retração, mas que vai transformar-se em uma parceria inacreditável.

Marina é filha de Gérman, um incrível pintor que nunca conseguiu superar a perda da esposa. Ele passa os dias alienado de tudo e, ao que parece, espera a morte chegar, embora nem ele nem Marina desejem isso.

“Um vínculo de silêncio e olhares unia os dois nas sombras daquela casa, no final de uma rua esquecida, onde viviam afastados do mundo, um cuidando do outro.”

Então, um dia Marina resolve levar Óscar para ver uma cena misteriosa no cemitério e eles envolvem-se num grandioso enigma. Suas curiosidades são abertas pelo achado de um álbum contendo fotos e mais fotos de pessoas com má formação ou então siamesas, que eram tidas na época como artistas de circo. Passam então a viver uma experiência horripilante, onde mescla-se a realidade e a fantasia.

“Era difícil para mim adivinhar quem, e por que, havia reunido semelhante coleção. Um catálogo do inferno. Finalmente, Marina tirou os olhos do livro e se afastou nas sombras. Tratei de fazer o mesmo, mas me sentia incapaz de me afastar da dor e do horror que aquelas imagens transpiravam. Poderia viver mil anos e nunca esqueceria o olhar de cada uma daquelas criaturas.”

Ao achar o álbum, Óscar e Marina puxam o fio de uma teia misteriosa que os leva até Mijail Kolvenik e sua esposa Eva Irinova. Ele um rico inventor, ela uma famosa cantora. O casal perdeu tudo ao ter seu casamento transformado em uma verdadeira tragédia. O tempo passou e muitos nem sabem do acontecido, mas muita gente guarda segredos importantes escondidos nas ruínas de uma vida interrompida. Assim, Óscar e Marina descobrirão que o passado está muito mais presente do que imaginam e terão que enfrentar perigos bem reais em busca da solução para esse mistério.

A narrativa é perfeita, daquelas que não descrevem tudo, deixando espaço para a nossa imaginação. Como leitores, passamos a vivenciar várias histórias dentro de uma só. A cada capítulo temos uma sequência, mas também algo totalmente novo, tornando tudo genial.

O Palácio da Meia-Noite - Carlos Ruiz Zafón



Resumo do Livro:

Começamos a segunda parte da Trilogia da Névoa  com um tenente inglês em fuga para tentar salvar duas crianças da morte. Ele sabe que essa noite será seu fim, mas antes de partir para o destino incerto que é a morte ele espera salvar os filhos da mulher que sempre amou. E quando ele entrega as crianças para a avó, Aryami Bosé, ela acaba por decidir separar os bebês, e enquanto Ben é mantido em um orfanato, sua irmã Sheere leva uma vida errante junto a sua avó.

Dezesseis anos depois, o homem que perseguiu as crianças está de volta, e dessa vez não pretende ir embora de mãos abanando. Os irmãos, com a ajuda dos seis amigos de Ben, que formam a Chowbar Society, começam uma busca para tentar entender o passado dos pais dos gêmeos e o que aconteceu para que uma ameaça mortal pairasse sobre a família. O que eles descobrem é uma tragédia que acabou com a vida de centenas de crianças, queimadas na inauguração de um projeto feito pelo pai dos gêmeos, e então os adolescentes começam uma aventura pelos labirintos da história para entender a maldição e o que o homem que os persegue tem haver com tudo isso.

Mais uma vez a maldição do segundo livro toma força, e, diferente do livro anterior, O Palácio da Meia-Noite  não me conquistou  tão facilmente. O livro é maior, e toda a ação e aventura só foram tomar força lá pela metade da obra, enquanto isso eu tive que aguentar muita explicação que só me deixou ainda mais confusa, principalmente porque eu tentava mesclar a história do livro anterior com a atual.

Entretanto, são varias as diferenças com o livro anterior. Além de se passar em uma época diferente, anos antes dos acontecimentos com a família Carver, o cenário também é completamente diferente: Calcutá, na Índia. Ou seja, a cultura e religião é diferente, e vemos uma cidade baixo a miséria, e foi isso que me deu força para seguir em frente. Tem lugar melhor para constratar o bem e o mal senão uma cidade permeada de miséria e desperança? Foi para essa batalha secular que o autor voltou suas forças, e, mesmo que ele tenha esquecido que um livro também é feito de bons personagens, eu gostei do resultado final.

Houve um tempo em minha vida em que acreditava que nada tinha mais força do que o amor. É verdade que o amor tem força, mas ela é minúscula e empalidece diante do fogo do ódio.

Mais uma vez Zafón nos apresentou uma história cheia de mistérios, com um cenário tão bem descrito que você se sente jogado na trama, em certos momentos eu jurava estar ouvindo vozes de crianças gritando também, mas ainda não é a escrita genial pela qual o autor ficou conhecido, mas é visível que ele estava chegando lá, e até mesmo sua performance mediana emocionou e trouxe lágrimas aos olhos ao falar sobre sacrifícios e amizade.

Bom de Briga - Markus Zusak



Resumo de Livros:


Bom de Briga é o segundo volume da trilogia dos Irmãos Wolfe; o livro anterior chama-se Azarão e você pode ver a resenha clicando aqui. Foi escrito por Markus Zusak, australiano que teve uma adolescência bem parecida com a dos personagens da trilogia. 

Este livro é uma publicação da Editora Bertrand e o próximo e último livro da trilogia jê tem nome e capa, será A Garota que Eu Quero.

Bom, o livro começa mais ou menos de onde o anterior parou. A vida continua uma droga, só que agora pior. O pai está desempregado, a mãe e a irmã tentando arcar com todas as despesas, já que o filho mais velho cansou de tentar convencer o pai a pegar o seguro desemprego, que para ele é o fim da dignidade de um homem. Então os rapazes seguem sua sina de sobreviventes, vivendo um dia de cada vez e procurando um propósito na vida. Seguem tentando fazer alguma coisa útil, mas o resultado de fazer algo estúpido é sempre uma estupidez.

Então agora Cameron e Ruben, depois de não aguentar mais os insultos que o pessoal da escola faz contra a família Wolfe, decidem que as coisas não podem mais continuar como estão. Assim, aceitam a proposta de um agenciador de lutas e tornam-se lutadores de boxe. Será que agora eles conseguirão deixar de serem perdedores? Enquanto Ruben é o mais talentoso e também um vencedor, Cameron continua com seus dramas e aflições internas que o impedem de aceitar que nem sempre quem ganha é o vencedor.

“Mas nenhum de nós sabe, porque uma luta não vale nada se você sabe desde o início que vai ganhar. São as lutas no meio disso que põem você à prova. São as que trazem perguntas com elas.”
Nem preciso dizer que agora tudo fica cheio de ação, mas sem perder os momentos de reflexão. Temos ainda mais momentos em que se percebe que o que vale mesmo na vida é o que se dá e se tem de quem se ama. As batalhas diárias da classe trabalhadora são a maior evidência do quanto o ser humano é frágil, mas nem assim perde a esperança.

Os valores familiares estão muito mais presentes e é com essa base sólida, de amor e amizade verdadeiros, que os lutadores da Família Wolfe conseguirão abrandar o sofrimento da péssima condição financeira e da falta de um futuro promissor.

O livro é inspirador e, continuo repetindo que, se você leu o primeiro e não gostou, precisa ler o segundo para que tudo faça sentido. A sequência da obra de Zusak é uma maravilha e aguardo ansiosamente pelo desfecho maravilhoso que está por vir, pois tive a certeza de que a melhora na qualidade da narrativa e dos fatos foi propositalmente feita pelo autor e que muito mais ainda está por vir.

Recomendo em especial para quem gosta de livros e histórias que beiram ou adentram a realidade. Acho que é especial para os meninos, particularmente os jovens, pois Cameron e Ruben vivem exatamente essa idade de tantas confusões.

“Rube, Miffy e eu.

– Somos lobos. – É a última coisa que fala. – Com certeza, os lobos estão no topo da cadeia alimentar. Eles têm que comer os lulus-da-pomerânia, não passear com eles.

Ainda assim, é o que fazemos.

Nunca aceite levar o cachorro anão do vizinho para passear. Confie em mim.
Você não vai se arrepender.com o personagem principal e seus irmãos e amigos.
Boa leitura, até mais!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...