domingo, 22 de setembro de 2013

O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón

Resumo do Livro:



David Martím, trabalha em um jornal, como revisor e redige os textos dos seus colegas de redação. Ele tem 17 anos e é o caçula entre eles. Até que um dia a pedido da estrela do jornal, Pedro Vidal, seu chefe resolve dar-lhe uma chance e ele escreve seu primeiro texto. Sua história faz um enorme sucesso e passa a ser uma coluna semanal intitulada de "Os mistérios de Barcelona". A heroína de suas histórias é Chloé Permanyer, uma vampira, uma femme fatale, que extermina a escória do mundo. Seu sucesso faz com que seus companheiros de trabalho comecem a lhe desejar o mal.

E quando ele recebe um convite dentro de um envelope lacrado com uma imagem de um anjo, ele pensa tratar-se de alguma brincadeira de mal gosto de seus colegas. Dentro do envelope tem um bilhete de alguém que diz ser seu fã e diz a ele para ir a um endereço, que ele terá uma surpresa. O endereço em questão é de um bordel de luxo. Quando ele chega, qual não é a sua surpresa, pois no quarto em que ele é levado, se encontra a sua heroína, Chloé. Dizem que a gente não sabe o que é ter sede até beber pela primeira vez. É isso que Martím está sentindo, por isso ele volta ao bordel, mas ao chegar lá, ele só encontra uma casa velha e queimada. E ao pesquisar sobre ela no jornal ele descobre que a casa nunca mais foi aberta, desde que a 15 anos houve um incêndio no local.

Um ano depois, ele é despedido do jornal e após um tempo desempregado ele começa a escrever um folhetim intitulado "A cidade dos malditos". Ele ganha mal e trabalha o tempo todo e isso começa a acabar com sua saúde. Quando sai o primeiro volume, ele recebe um envelope idêntico ao que continha o convite de alguns anos atras e dentro tem um exemplar do livro "Grandes Esperanças", o mesmo que pertenceu a ele quando ele era criança, e que lhe foi dado pelo sr. Sempere. Ele sabe que é o mesmo, pois o livro ainda tem as manchas de sangue de quando ele segurou-o logo após apanhar de seu pai. Seu pai morreu assassinado na porta do jornal em que trabalhava e foi assim que ele passou a trabalhar lá também.

Agora com 28 anos, ele continua escrevendo o folhetim e ainda não tem tempo para nada, mas isso não impede que ele se comprometa com Cristina, empregada de Vidal.. Ela diz a Martím que o livro de Vidal vai de mal a pior e pede que ele reescreva o livro, como se fosse Vidal que estivesse escrevendo. Ele aceita, pois assim vai passar mais tempo com Cristina. Logo em seguida, ele sofre um acidente e quando acorda ele acaba conhecendo o autor dos bilhetes e presentes. Ele faz uma proposta a Martím. Que trabalhe para ele durante um ano e lhe escreva um livro, o que Martím não aceita. Mas logo depois ele descobre que vai morrer, o médico diz que ele tem no máximo mais um ano de vida. Ele decide escrever um livro para que fique alguma coisa sua depois que ele morrer e escreve os dois livros ao mesmo tempo, o dele e o de Vidal.

Mas quando os livro são lançados, o de Vidal faz um enorme sucesso, mas o de Martím as criticas dizem ser uma forma de copia de Vidal e não vende quase nada. E o pior ainda estava por vir. Vidal lhe confessa duas coisas. A primeira é que as balas que mataram seu pai, era para ele e a segunda é que ele vai se casar com Cristina. O mundo de Martím parece desabar. Será que ele vai ter forças para continuar? E será que ele vai aceitar a proposta desse homem misterioso, que promete lhe dar em troca do livro, além de muito dinheiro, seus desejos mais escondidos.

Em O Jogo do Anjo, voltamos a dois cenários conhecidos em A sombra do vento. O cemitérios dos livros esquecidos e a livraria dos Sempere. A história contada nesse livro, se passa antes da história de A sombra do vento. Elas são ligadas, então é interessante ler nessa ordem. O que posso dizer do livro? Quem já leu alguma coisa do Zafón, sabe o estilo do autor, mas quem ainda não leu, não vai entender a grandeza de suas histórias. Só posso dizer que até agora eu ainda não sei se o que eu li era real ou não. O autor faz uma mistura do real e do sobrenatural, que é impossível não ficar nessa duvida. Ao mesmo tempo que eu tinha certeza que tudo o que estava acontecendo era na cabeça do personagem, o autor colocava algum fato que me fazia duvidar disso. Se você gosta de mistério e aventuras com um toque macabro, leia esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já leu, ou pretende ler este livro, e tiver alguma dúvida...é só perguntar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...