domingo, 22 de setembro de 2013

Marina - Carlos ruiz Zafón



Resumo do Livro: 

Hoje trago para vocês Marina, de Carlos Ruiz Zafón, espanhol de Barcelona, conhecido pelo livro A Sombra do Vento (e o Jogo do Anjo), ao qual empresta sua cidade natal como cenário. Zafón vive desde 1993 em Los Angeles onde trabalha como roteirista. Nos anos de 1990 escreveu uma trilogia infanto-juvenil, mas foi com A Sombra do Vento, que vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo todo, que Zafón ganhou sua merecida fama. Este brilhante autor chega aos brasileiros através da Editora Suma das Letras.

Marina é uma história contada por Óscar, um jovem rapaz que vive em um orfanato. Ele não é órfão, é apenas um menino cuja família não o quer por perto. Um dia, passeando pelas ruas de Barcelona, como sempre faz quando foge para curtir um pouco de liberdade, ele vê Marina. Instantaneamente vê-se encantado por aquela jovem tão segura de si e ao mesmo tempo tão enigmática. Ele se falam e instaura-se, mesmo com certa relutância, um intrincado relacionamento que começa com desconfiança e retração, mas que vai transformar-se em uma parceria inacreditável.

Marina é filha de Gérman, um incrível pintor que nunca conseguiu superar a perda da esposa. Ele passa os dias alienado de tudo e, ao que parece, espera a morte chegar, embora nem ele nem Marina desejem isso.

“Um vínculo de silêncio e olhares unia os dois nas sombras daquela casa, no final de uma rua esquecida, onde viviam afastados do mundo, um cuidando do outro.”

Então, um dia Marina resolve levar Óscar para ver uma cena misteriosa no cemitério e eles envolvem-se num grandioso enigma. Suas curiosidades são abertas pelo achado de um álbum contendo fotos e mais fotos de pessoas com má formação ou então siamesas, que eram tidas na época como artistas de circo. Passam então a viver uma experiência horripilante, onde mescla-se a realidade e a fantasia.

“Era difícil para mim adivinhar quem, e por que, havia reunido semelhante coleção. Um catálogo do inferno. Finalmente, Marina tirou os olhos do livro e se afastou nas sombras. Tratei de fazer o mesmo, mas me sentia incapaz de me afastar da dor e do horror que aquelas imagens transpiravam. Poderia viver mil anos e nunca esqueceria o olhar de cada uma daquelas criaturas.”

Ao achar o álbum, Óscar e Marina puxam o fio de uma teia misteriosa que os leva até Mijail Kolvenik e sua esposa Eva Irinova. Ele um rico inventor, ela uma famosa cantora. O casal perdeu tudo ao ter seu casamento transformado em uma verdadeira tragédia. O tempo passou e muitos nem sabem do acontecido, mas muita gente guarda segredos importantes escondidos nas ruínas de uma vida interrompida. Assim, Óscar e Marina descobrirão que o passado está muito mais presente do que imaginam e terão que enfrentar perigos bem reais em busca da solução para esse mistério.

A narrativa é perfeita, daquelas que não descrevem tudo, deixando espaço para a nossa imaginação. Como leitores, passamos a vivenciar várias histórias dentro de uma só. A cada capítulo temos uma sequência, mas também algo totalmente novo, tornando tudo genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já leu, ou pretende ler este livro, e tiver alguma dúvida...é só perguntar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...