domingo, 22 de setembro de 2013

A Garota que eu quero - Markus Zusak

Resumo do Livro:


Olá! Hoje trago para vocês o último livro da trilogia maravilhosa de Markus Zusak, chamada Irmãos Wolfe. Zusak é australiano e vive em Sydney, com a mulher e a filha. Famoso por seu livro A Menina que Roubava livros, figurou por mais de um ano na lista de mais vendidos no Brasil. Esta é uma publicação da Editora Intrínseca, mas os livros anteriores foram lançados por outra editora e você pode ver as resenhas neste Blog.

O livro chama-se A Garota que eu Quero e novamente temos as intrépidas aventuras vividas pelos irmãos Wolfe. Só que o diferencial desta trilogia é que a narrativa e o foco é sempre Cameron. É ele o centro das nossas percepções e das nossas emoções, pois nos envolve com seus dilemas e problemas naturais de um menino suburbano e sem perspectiva de melhoria de vida.
A partir daqui você poderá ter spoilers dos livros anteriores.

Os irmãos passaram por tempos turbulentos, que vão desde o envolvimento com jogos de azar, as lutas nas casas clandestinas até a doença que impossibilitou o pai de trabalhar, deixando o clima horroroso dentro de casa. Então agora as coisas melhoraram um pouco, não que estejam ricos, mas se o pai pode trabalhar, as coisas vão de vento em popa. A irmã deixou de lado as noitadas e resolveu enfiar a cara no trabalho e Rube não para de desfilar cada dia com uma garota diferente.

Cameron segue com sua sina de menino quieto e aparentemente frágil, mas agora ele está mais centrado e sente que alguma coisa vai mudar, ele só não sabe o quê. É claro que os sentimentos normais da puberdade estão no limite máximo e, mais da metade de seus pensamentos são mulheres. E ele não perdeu ainda o hábito de vigiar a casa de uma menina que nunca o viu e esse isolamento e essa solidão estão deixando seu irmão Rube e sua atual namorada, Octavia, preocupados.

“Eu queria apenas ser tocado por uma garota, um dia. Queria que ela não me olhasse como se eu fosse um perdedor imundo, rasgado, meio risonho e meio carrancudo que tentava impressioná-la.”

Bom, o que posso acrescentar é que Rube continua galanteador, inquieto, desfilando na cara de Cam várias e várias namoradas, mas uma chama a atenção, por não ser tão “vadia” quanto as outras. Acontece que Rube não segura muito tempo o relacionamento com Octávia, e algo dentro de Cam diz que ele não ficará feliz em deixar de vê-la e, por incrível que pareça, ela também não quer deixar de ver o irmão introspectivo, mas de bom coração.

Fiquei muito feliz com o desfecho. O tom do livro segue o padrão muito bom dos anteriores e o crescimento e a maturidade de Cam ficam bem evidentes. É muito bonito de ver, ao longo da história, o quanto ele cresceu e deixou de lado o medo de não ser nada nem ninguém, e assumiu seus sentimentos, colocando-os para fora por meio da escrita.

O autor presenteou-nos com um final surpreendente, lindo, nem preciso falar que a edição da Intrínseca está maravilhosa. Mesmo seguindo o molde dos livros anteriores, a editora deu um toque especial, deixando as páginas mais bonitas e a revisão impecável. E também a narrativa do autor é um dos grandes diferenciais dessa série.

Super-recomendo a leitura de A Garota que Eu Quero, é um livro que pode ser lido isolado, mas se fosse você, não perderia por nada essa trilogia inspiradora e digna de sentimentos nobres e muito reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já leu, ou pretende ler este livro, e tiver alguma dúvida...é só perguntar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...